Soja Open Innovation é um edital público de seleção de startups com interesse no desenvolvimento de projetos de inovação aberta, tendo a Embrapa Soja como parceira técnica no desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de soluções em áreas que tenham aderência aos eixos temáticos indicados neste edital.

 

Quem pode participar?

Se você tem uma startup e uma proposta em desenvolvimento para alguma área do sistema de produção de soja, que abrange do manejo do solo até a pós-colheita, pode participar do Soja Open Innovation.

 

Estamos procurando parceiros inovadores que busquem na Embrapa Soja o desenvolvimento de soluções para aumentar ainda mais a eficiência do sistema de produção de soja. 

Como funciona?

 

Escolha o eixo temático que tenha relação com sua proposta

Escolha um dos eixos que está relacionado com a sua solução e apresente uma proposta inovadora que envolva Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Internet of Things (IoT), Inteligência Artificial, Sensoriamento, Robótica, Automação, Biotecnologia, Nanotecnologia, Bioinformática, desenvolvimento de bioprodutos, Comunicação Multimídia, entre outras soluções disponíveis. 

 

Preencha o formulário de inscrição

Aqui podemos conhecer um pouco mais sobre sua startup e sua equipe, além de saber qual o produto inovador que está desenvolvendo para levar tecnologias inovadoras ao sistema de produção de soja.

 

Encaminhe um vídeo de até 3 minutos contando como funciona sua solução e quais os impactos na produção de soja

Solte sua criatividade! Explique porque sua solução irá melhorar algum dos elos do sistema de produção de soja e qual a sua expectativa em relação à participação da Embrapa nesse processo.

 

Pronto! Agora nossos pesquisadores e técnicos irão avaliar sua proposta.

 

As startups que passarem para a próxima fase serão chamadas para uma pré-imersão, com rodadas de reuniões e alinhamento das propostas.

Acesse aqui o Edital completo

Inscrições, etapas e prazos

Eixos temáticos para parceria

Inscrições encerradas

Por que ser um parceiro da Embrapa?


● Desenvolvimento conjunto

● Formalização de contrato de cooperação técnica com a Embrapa Soja.

● Tutoria com equipe técnica especializada na cultura da soja (pesquisadores e analistas). 

● Inscrição gratuita para participação no CBSoja Golive – eventos técnicos realizados em 2021.

● Inscrição gratuita no IX Congresso Brasileiro de Soja e Mercosoja 2022. 

● Testes em campo experimental.

● Realização de provas de conceito e estudos de equipamentos na área da Embrapa Soja e produtores parceiros.

● Participação em Dias de Campo, eventos e treinamentos ligados à área técnica do projeto.

●  Participação conjunta em editais de financiamento.


Edições anteriores

Safra 2018/2019


15 propostas


6 startups selecionadas para pré-imersão


3 projetos selecionados para alinhamento de propostas


2 contratos de desenvolvimento assinados


Safra 2019/2020


19 propostas


10 startups selecionadas para pré-imersão


6 projetos selecionados para alinhamento de propostas


3 contratos de desenvolvimento assinados

Perguntas frequentes

Como devo alinhar minha proposta?

A sua proposta deve estar alinhada a um dos eixos do edital. As tecnologias, produtos, metodologias ou serviços apresentados serão avaliados quanto à sua viabilidade técnica e seu impacto na sociedade. Com o edital Soja Open Innovation, a Embrapa Soja está buscando startups com interesse em trabalhar em parceria. Por isso, sua proposta deverá deixar bem claro como o somatório de expertises vai contribuir para avançar em projetos conjuntos. Não estamos em busca de startups que tenham interesse apenas em testar seus produtos. Como instituição de ciência e tecnologia, estamos focados no desenvolvimento conjunto ou aprimoramento de novas tecnologias.

 

O edital prevê financiamento ou investimento nas startups?

 

A Embrapa Soja não aportará recursos diretos nas startups. Em contrapartida, a parceria terá a participação de pesquisadores e técnicos especializados em diversas áreas da cadeia produtiva da soja. Além dessa participação, experimentos e avaliações em laboratórios poderão fazer parte do escopo do desenvolvimento dos produtos. A Embrapa Soja ainda se compromete a buscar, em parceria com as startups, editais de financiamento que possam levantar recursos para o projeto.

 

Quanto tempo o projeto pode durar?

 

Após a fase de Prova de Conceito (POC), os requisitos para desenvolvimento em conjunto serão delineados e se aprovados, o projeto poderá durar inicialmente de um a dois anos. Se necessário, esse tempo poderá ser ampliado.

Informações


Embrapa Soja

Núcleo de Comunicação Organizacional

(43) 3371-6078 | (43) 3371-6060

soja.eventos@embrapa.br 


2020 - Todos os direitos reservados.