O Programa Soja Baixo Carbono (SBC) é uma iniciativa que objetiva agregar valor à soja produzida em sistemas que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, combatendo assim o aquecimento global. O Programa SBC pretende criar uma metodologia brasileira, baseada em protocolos científicos validados internacionalmente, dentro de dois anos.
A construção metodológica será coordenada pela Embrapa Soja com a participação do setor produtivo, a partir de critérios objetivamente mensuráveis, reportáveis e verificáveis, certificando a soja produzida com baixa intensidade de emissão de carbono.
O desenvolvimento de métricas que atestem a sustentabilidade da soja brasileira e a adoção de práticas e tecnologias que reduzam a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs).
Os resultados baseados na ciência levam a princípios e diretrizes que constroem os critérios para que o selo SBC possa ser concedido com metodologias e normas internacionais.
A certificação da SBC levará em consideração os resultados obtidos em 40 anos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a produção de soja. Estes critérios serão validados internacionalmente conforme o Código de Boas Práticas da ISEAL Alliance (ISEAL Code of Good Practice for Setting Social and Environmental Standards – Standard Setting Code).
Comunicado Técnico 100
Programa SBC - Soja Baixo Carbono:
um novo conceito de soja sustentável
Apresenta a motivação, os objetivos e a expectativa deste Programa, que pretende auxiliar o Brasil a ser líder na produção de soja sustentável.